Leitão defende projeto para beneficiar agricultores em MT

O candidato ao Senado Federal Nilson Leitão (PSDB) defende a criação de um programa que leve infraestrutura aos agricultores familiares do estado. Leitão tem ouvido e recebido as demandas do setor que, em sua maioria, são voltadas à infraestrutura. Dentre elas estão a construção de poços artesianos, aquisição de resfriadores e maquinários para manutenção de estradas, além do fortalecimento de cooperativas no estado.

Como senador, Leitão pretende buscar, junto ao Governo Federal, políticas públicas e recursos para subsidiar a compra de equipamentos para facilitar o trabalho dos agricultores familiares e melhorar a logística nas áreas rurais.

Leitão também defende a ampliação do acesso ao crédito e assistência técnica aos agricultores familiares para fortalecer o produtor rural de pequeno e médio porte. Além disso, propôs a criação de um projeto que alinhe as cadeias produtivas com a necessidade do mercado. “Precisamos fazer em nível de estado uma grande cadeia de produção. Fazer com que o produtor, ao invés de produzir o que ele quer, produza conforme a demanda do mercado consumidor regional. Tomate em escala, alface em escala, todo tipo de hortifruti em escala, para suprir o mercado e fazer com que o agricultor familiar possa crescer”, defendeu.

Agente comunitário da terra

Como deputado federal Leitão atuou fortemente na área, destinando recursos, através de emendas parlamentares, e na apresentação de propostas legislativas. No âmbito legislativo Leitão apresentou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 131/2011) que cria a figura do “Agente Comunitário da Terra”.

“Como senador reapresentarei essa proposta que pode colaborar muito para o enriquecimento do campo no Brasil. O projeto permite que recursos do governo sejam destinados às prefeituras para atender o programa de reforma agrária e o financiamento dos agentes no exercício. O agente será um técnico agrícola e atenderá o pequeno e médio produtor que, muitas vezes, não produz mais por falta de orientação técnica”, ressalta.

Durante os dois mandatos na Câmara Federal, Nilson Leitão destinou mais de R$ 22 milhões de recursos oriundos de emendas parlamentares, que foram destinados a diversos municípios do estado e utilizados na aquisição de maquinários, construção de obras, manutenção de estradas, e no incentivo ao comércio de produtos da agricultura familiar.

Comentários estão fechados.