Comitê de Enfrentamento aponta para redução nos óbitos e divulga resultado das blitzs

A reunião de avaliação do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid- 19) foi aberta com duas novidades. O relato do infectologista de Várzea Grande, Francisco Kennedy, de que nos últimos 07 dias, portanto mensurando uma semana, já se percebe uma redução no número de óbitos e os mais de quatro mil procedimentos realizados em dois bairros, no Parque do Lago (05 e 06 de agosto) e José Carlos Guimarães (07 e 08 de agosto) em forma de ‘ Blitz de Saúde’, para levar o atendimento as pessoas.

O Plano de Ação Várzea Grande contra a Covid- 19, foi desenvolvido a partir dos resultados das barreiras sanitárias nas entradas da cidade para se ter um conhecimento amplo da doença e sua propagação e agora vem sendo levado aos bairros para se promover atendimentos a todos e evitar movimentação desnecessária das pessoas que podem trabalhar em Home Office, ou seja, em casa.

Várzea Grande superou na semana passada os 80% do total de casos curados, um dos índices considerados mais importantes na corrida contra a doença e também redução nos óbitos da semana passada se comparado com as últimas semanas.

Na oportunidade a prefeita Lucimar Sacre de Campos reafirmou não apenas essa como outras medidas realizadas e sinalizou que a ordem que está sendo rigorosamente cumprida por toda a Administração Municipal é atender a demanda daqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde – SUS, sem nenhum tipo de custo e com transparência total nos gastos e ações.

“Todos os dados sejam eles de atendimentos, aquisições, investimentos, do que realizamos até o momento em relação a pandemia da Covid- 19 estão no Portal Transparência COVID- 19. Só não vê quem não quer ou aposta no quanto pior melhor, de olhos apenas nas eleições, quando o foco deveria ser na pandemia”, disse a prefeita de Várzea Grande.

Ela lembrou que apenas entre maio, junho e julho, 300 novos funcionários da área de Saúde ou foram empossados por terem passado em concurso público ou foram contratados para fazer frente a este momento em que a demanda por atendimentos cresceu uma média de 48%.

Atendendo recomendação da prefeita, o Comitê está analisando a realização de nova blitz, provavelmente na região do Grande São Mateus que por seu tamanho e distância do centro de Várzea Grande aconteceria em quatro dias.

“Estamos analisando para que todos os serviços possíveis continuem sendo prestados a população de uma maneira em geral”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, apontando que em média são 47 servidores apenas de sua área e que devem movimentar várias ações, como testes rápidos, vacinas H1N1, medicamentos, teleconsultas ou mesmo consultas presenciais.

Diógenes Marcondes lembrou que os resultados têm se demonstrado representativos, sendo que para isto, a Administração Municipal necessita de uma ampla logística para atender as pessoas dentro das regras necessárias de distância de 1,5 metros; uso de máscaras constantemente e de luvas quando necessário e meios de biossegurança e higienização rigorosa.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos fez questão de lembrar aos vereadores, ao médico, Miguel Angel, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e ao Rogério França Martins, que os dedicados esforços de todos os servidores têm que serem reconhecidos principalmente naqueles da área de saúde e de segurança que têm sido incansáveis em suas missões  diuturna de ajudar a combater a Covid- 19 e a curar milhares de moradores de Várzea Grande e de outras cidades atendidos na rede pública municipal.

“Mais do que parabéns, eles têm que serem reconhecidos pelos esforços e principalmente por serem destemidos e implacáveis na  missão de salvar vidas junto conosco”, disse Lucimar Sacre de Campos.

Plano de Ação VÁRZEA GRANDE CONTRA COVID-19 (Parque do Lago 05 e 06 de agosto)

Total de testes do coronavírus realizados: 880

Total de resultados positivospara a Covid-19: 111

Total de vacinações: 297

Medicação: 59

Profissionais envolvidos: 47 (ACS, Enfermeiros, Fiscais da Vigilância Sanitária, Médicos).

Guardas Municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

 

Plano de Ação VÁRZEA GRANDE CONTRA A COVID 19 (José Carlos Guimarães 07 e 08 de agosto)

Total de teses realizados do coronavírus: 1.699

Total de resultados positivos para a covid-19: 170

Total de vacinações: 693

Medicação: 101

Profissionais envolvidos: 47 (ACS, Enfermeiros, Fiscais da Vigilância Sanitária, Médicos).

Guardas Municipais, Polícia Militar de Mato Grosso, Corpo de Bombeiros

 

 

FONTE: https://www.cenariomt.com.br/mato-grosso/comite-de-enfrentamento-aponta-para-reducao-nos-obitos-e-divulga-resultado-das-blitzs/

Comentários estão fechados.