Deputado emanoelzinho articula 20 novos respiradores, que chegam a Cuiabá nesta sexta, 12

Cuiabá recebe nesta sexta-feira (12) 20 novos respiradores enviados pelo Ministério da Saúde. Serão 10 respiradores de transporte e 10 respiradores para leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A entrega dos equipamentos está prevista para ocorrer às 16h.

A articulação, feita pelo deputado federal Emanuelzinho (PTB), que é filho do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), deve trazer uma alívio ao eminente colapso da Saúde Pública, já que Cuiabá, por ser a capital, recebe pacientes do interior do Estado e tem o maior número do infectados de Mato Grosso.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, até esta quinta-feira (11) haviam 5.086 casos confirmados da Covid-19 e 163 mortos, sendo 43 na Capital. O Estado se prepara para enfrentar o pico da pandemia, prevista para o mês de setembro.

Equipamento chave no atendimento a pacientes graves da Covid-19, os respiradores, em casos graves da doença, facilitam as trocas de oxigênio dos pulmões. A escassez do aparelho gerou uma corrida mundial, tanto pelas unidades disponíveis, quanto pelas próximas a serem fabricadas. O Brasil, hoje, tem 65 mil respiradores.

“Agradeço ao Ministério da Saúde pela atenção e pela sensibilidade com Cuiabá. Uma vitória para que nesse momento a gente possa em unidade, evitando confrontos, evitando enfrentamentos, construir com união o melhor para os mato-grossenses e para os brasileiros”, disse o deputado federal, em vídeo postado nas redes sociais.

O secretário de saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Pôssas, considerou a atitude do deputado pertinente diante do colapso dos sistemas de saúde e afirmou que os equipamentos ajudarão a salvar vidas.

“É muito importante nesta nova fase onde está colapsando todo o sistema de Cuiabá esses 20 respiradores que o deputado arrumou. São pelo menos 20 vagas de UTI e numa média de 60 pessoas mês a mais que a gente consegue salvar. Não só para o atendimento de Cuiabá como também para o estado de Mato Grosso como um todo. São ações concretas dessas que trazem para gente um alento onde todos estão lutando contra uma pandemia”, disse.

Além dos respiradores, Emanuelzinho já destinou cerca de R$ 12 milhões, em emendas, para investimento na saúde em outros municípios do Estado.

Emanuelzinho Ministério da Saúde

Comentários estão fechados.