50% dos municípios na região oeste tem pessoas afetadas pelo coronavírus

Aproximadamente 50% dos 22 municípios da região oeste de Mato Grosso já contabilizam casos de cororavírus (Covid-19), totalizando, até esta sexta-feira (08), 39 pacientes. Já foram registrados três óbitos, em Cáceres, Mirassol D’Oeste e, nesta semana, em Vale de São Domingos, de um idoso de 89 anos.

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV), médico há 40 anos na região, tem pedindo reiteradas vezes mais aporte de recursos para os municípios que fazem fronteira com a Bolívia, onde há mais de 300 mil habitantes e um percentual elevado de idosos. Também indicou a instalação de quatro leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dois em Pontes e Lacerda e dois em São José dos Quatro Marcos.

“É importante ressaltar que no início de abril, não havia nenhum caso da doença nesses municípios, mas na semana passada, já contabilizamos 27 casos; e em apenas uma semana tivemos 12 novos casos, chegando a 39. Além de mais uma morte. Portanto, a descentralização da saúde nesse momento será fundamental para salvar vidas”.

 

Em relação aos números estaduais, a região oeste concentra 26% dos municípios afetados pela pandemia, ou seja, 11 de um total de 38, em Mato Grosso; além de 10% do total de casos confirmados (420) e 21% dos 15 óbitos. A curva de contágio é ascendente, entre os municípios atingidos estão: Cáceres (12), Mirassol D’Oeste (08), Quatro Marcos (06), Rio Branco (02), Vila Bela da Santíssima Trindade (01), Pontes e Lacerda (01), Lambari D’Oeste (01), Conquista d’Oeste (01), Curvelândia (03), Rio Branco (02) e Vale de São Domingos (02).

 

Dr. Gimenez reforçou o pedido ao governo estadual de atendimento descentralizado à população. Ele justifica que há inclusive um relatório da Defensoria Pública e do Ministério Público pedindo que os leitos de UTI não fiquem apenas em Cáceres. “É importante mostrar que o Hospital Regional e o Hospital São Luiz, conveniado, ficam distantes 220 km de Pontes e Lacerda e entre 80 e 100 km de outros municípios”.

Nesta quarta-feira (06), o idoso de 89 anos vítima da Covid-19 morreu a caminho de Cuiabá, conforme a secretária de Saúde de Vale de São Domingos, Ana Carolina Ferrari Toledo. Outra paciente, de 75 anos, está em isolamento em razão da doença no mesmo município. As outras duas mortes aconteceram em Cáceres e Mirassol D’Oeste, respectivamente, um paciente de 82 anos e uma estudante de 24 anos.

Testagem em massa – Uma das solicitações desta semana ao governo do estado se trata da implantação do sistema “drive thru” de testagem em massa nos municípios, principalmente onde há casos confirmados de coronavírus. “Trata-se de um serviço essencial não somente do ponto de vista epidemiológico – para saber o número e a distribuição dos casos –, como para planejar ações mais efetivas no combate e isolamento social”, avalia o parlamentar.

Comentários estão fechados.