Deputado Diz Que Decreto Do Governo Afrouxa Medidas De Isolamento Social Em MT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou, na sessão de ontem sexta-feira (27), um projeto de decreto legislativo para sustar o Decreto nº 425/2020, baixado pelo governador na quinta-feira (26) liberando diversas atividades econômicas e afrouxando as medidas de isolamento social em Mato Grosso.

Lúdio, que é médico sanitarista e atua há mais de 20 anos na saúde coletiva e no tratamento de doenças nas populações, reforçou a necessidade de restringir a circulação de pessoas para diminuir a velocidade de disseminação do coronavírus ainda no início da epidemia e, assim, dar fôlego para o sistema de saúde ter condições de tratar os pacientes da Covid-19. Quanto mais rápida for a propagação do vírus, maior será a necessidade de vagas nos hospitais.

“O Decreto 425 afrouxa as medidas de isolamento social e de restrição de circulação que ainda precisamos manter. Isso é muito ruim. Ele volta atrás em uma série de medidas que o Estado vinha tomando. Autoriza shopping centers, lojas de departamento e galerias a abrirem. Não vejo sentido para que essas atividades sejam retomadas neste momento. Precisávamos manter essas medidas pelo menos até a primeira semana de abril, quando elas deveriam ser reavaliadas”, afirmou Lúdio.

Na avaliação de Lúdio Cabral, somente os serviços essenciais devem ser mantidos durante a pandemia. “As atividades essenciais, tanto públicas quanto privadas, precisam ser mantidas, assegurando cadeias de suprimento para alimentação da população e serviços essenciais para lidar com a pandemia”, disse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.