Comissão aprova projetos voltados à prevenção do câncer de mama

Da Redação

Às vésperas do Dia das Mães, dois importantes projetos para a saúde das mulheres mato-grossenses receberam pareceres favoráveis da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e seguem para segunda votação em plenário.

Ambas as propostas são de autoria da presidente em exercício da Casa, deputada Janaina Riva (MDB) e tratam da prevenção ao câncer de mama. O projeto de lei nº 255/2019 assegura às mulheres com elevado risco de desenvolver a doença o acesso ao exame gratuito de mapeamento genético, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o projeto de lei nº 238/2019 institui o programa de exame de mamografia móvel em Mato Grosso, a fim de ampliar o acesso ao diagnóstico em todo o estado.

Na mesma direção, a fim de garantir tratamento adequado a pacientes mato-grossenses, a comissão aprovou outra importante proposição, que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer. O projeto é de autoria do deputado Paulo Araújo (PP), que preside a Comissão de Saúde e conduziu a reunião na tarde de quarta-feira (8), acompanhado pelos pares Lúdio Cabral (PT), Dr. João (MDB), Dr. Gimenez (PV) e Dr. Eugênio (PSB).

Cronograma de visitas – Em prosseguimento às inspeções que os membros da comissão – acompanhados pela equipe técnica – têm realizado nas unidades de saúde pública de Mato Grosso, os parlamentares também aprovaram o cronograma para as próximas visitas.

Pelo menos três estão programadas para a próxima semana. Na manhã de terça-feira (14), os deputados irão ao Hospital Metropolitano de Várzea Grande. Na tarde de quarta-feira (15), será visitado o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac). Na tarde de sexta-feira (17), irão ao Hospital de Água Boa.

Em seguida, estão programadas as visitas ao Hospital Adauto Botelho, no dia 30, e aos hospitais regionais de Sorriso e Sinop, estas previstas respectivamente para os dias 01 e 07 do próximo mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.