Escolas Públicas de Várzea Grande realizam ações de conscientização no Dia Mundial da Água

Da Redação

A passagem do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, provocou o envolvimento e engajamento de alunos, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários e toda comunidade escolar na execução de diversas ações desenvolvidas nas escolas da rede municipal de Ensino de Várzea Grande.

Tanto nas escolas de Ensino Básico como nos Centros de Educação Infantil (creches), as atividades pedagógicas, sociais e culturais abordadas tiveram o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da água em nosso cotidiano, para a vida das pessoas, para a fauna, flora e todas as formas de vida do planeta.

Segundo a Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon, a temática está associada à Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, implantada em 2017 em toda rede municipal de Ensino e respaldada no Orientativo em Educação Ambiental, compreendidas na BNCC.

Com o objetivo de garantir o bem estar e a qualidade de vida no cotidiano escolar, técnicos da equipe de Educação Ambiental da Educação enviaram aos gestores escolares orientações visando garantir a prática sustentável do consumo de água nas escolas, bem como o reaproveitamento e reutilização nas hortas das águas liberadas pelos aparelhos de ar condicionado das salas de aula; a identificação de vazamentos em torneiras, canos e descargas de banheiros, a sensibilização dos alunos quanto ao desperdício de água nos bebedouros e em brincadeiras, a maneira mais econômica de lavar pratos e talheres evitando o desperdício de água corrente, a manutenção preventiva das bóias das caixas d’água e o uso racional de mangueira ou cano condutor de água nos trabalhos de faxina para evitar o desperdício.

Também foram sugeridas atividades pedagógicas como aplicabilidade dos gêneros textuais, reflexão sobre o uso inadequado gerando desperdício e escassez de água, montagem de projeto ou ação de reutilização, pesquisa de campo incentivando os ensaios científicos, elaboração de cartilha ou folder, desenhos, histórias em quadrinhos, teatro, músicas, paródias, teatro de fantoches e dança de roda pelos alunos, registrar atividades com fotografias, montar mosaicos com os registros e desenhos, promover concurso de redação sobre o tema e as diversas formas do uso da água e realizar aula de campo para identificar algum tipo de poluição em algum córrego no entorno da escola.

Alunos do 6º ao 9º ano do CAIC Gonçalo Domingos de Campos, do bairro Jardim Alá, desenvolveram diversas atividades no Dia Mundial da Água. No período matutino, os alunos realizaram ações de produção de desenho e cartaz, com apresentações artísticas na quadra da escola. Alunos do ETA, acompanhados pelos coordenadores distribuiram aos moradores e comerciantes um folder produzido por eles com o tema uso sustentável da água.

Para o técnico da Educação e professor Pedro Sales, que acompanhou os estudantes nas atividades, as ações desenvolvidas nas escolas foram importantes para o reforço na aprendizagem e as reflexões válidas para a conscientização ambiental dos alunos.

Na escola Marilce Benedita de Arruda, as atividades ocorreram em sala de aula, com a produção de cartazes com desenhos e pintura sobre a importância da água na vida do cidadão. Na Educação Infantil, o tema foi abordado através de brincadeiras, teatro e música.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.