Profissionais da Educação avaliam diagnóstico que fundamenta programa de Alfabetização

Da Redação

Ao comemorar seus 300 anos, Cuiabá vive uma grande transformação na Educação. Nesta sexta-feira (25), como parte da programação da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, diretores, coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria de Educação, começaram a avaliar os resultados da Prova Cuiabá.

Realizada em novembro do ano passado, por 1.509 alunos matriculados nos 1º e 2º anos de 32 unidades escolares da rede pública municipal de Cuiabá, a prova de caráter diagnóstico, abrangeu questões de Linguagem e Escrita, conforme habilidades definidas na Matriz Curricular de Referência do Município, servirá de base para a implantação do Programa de Alfabetização Cuiabana, o ProAc.

“O Programa de Alfabetização Cuiabana é na verdade um grande guarda-chuva que irá abrigar uma série de medidas que assegurem o direito à aprendizagem das crianças cuiabanas e, mais do que isso, a proficiência dos nossos alunos. O prefeito Emanuel Pinheiro, ao definir como prioridade da Educação em 2019, a alfabetização, adota medidas que vão impactar positivamente a gestão  das unidades escolares, e da Secretaria Municipal de Educação, na busca por uma  Educação de excelência”, destacou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.

A partir da avaliação do nível de alfabetização dos estudantes matriculados nos 1º e 2º anos escolares da rede municipal de ensino a SME irá definir medidas para a correção de possíveis distorções. Os resultados vão contribuir também para a formulação das políticas de alfabetização da rede municipal de ensino além de estabelecer metas pedagógicas e indicar as necessidades de formação continuada para os profissionais. Como consequência dessa correção de rumo, os gestores esperam resultados ainda mais positivos nas avaliações do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Para a profª Daniela Macambira a meta é clara, garantir o direito de aprendizagem dos alunos e o direito de que eles terminem o 2º ano do Ensino Fundamental leitores e escritores de texto. “Para garantia desse direito é necessário partir do conhecimento da realidade em que os alunos se encontram hoje e também da prática pedagógica dos professores. Então, o trabalho de formação dos professores tem que partir do conhecimento dessa necessidade, para que esse direito seja alcançado”, salientou Daniela Macambira.

Os dados levantados pelo diagnóstico estão sendo analisados e, já fundamentam formações que estão sendo oferecidas aos profissionais da Educação, nesta Semana Pedagógica.

 

Programação

Na segunda-feira (28), o Programa da Alfabetização Cuiabana (ProAc) será apresentado aos diretores e coordenadores das unidades educacionais que atendem aos 1º e 2º anos (1º Ciclo), durante a palestra ‘ProAc – Apresentação do Programa, Açoes e Reflexão sobre concepções de Alfabetização’, que terá a mediação das professoras Daniela Macambira, Gilvanira Freitas e Solange Almeida, das 8h às 12h, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

No período da tarde, das 14h às 18h, também no Hotel Fazenda Mato Grosso, o prof. Dr. Vitor Hugo Morani, irá falar sobre Dança, Movimento e Cultura, para professores de Artes e Educação Física das unidades educacionais das Regionais Norte e Leste.

Na cozinha piloto da Coordenadoria de Nutrição Escolar e no auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), 600 TNEs e TDIs participam de formação teórica e prática sobre Alimentação Escolar.

 

Agenda da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019

 

Data: 28/01

Horário: 8h às 12h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Palestra: ProAc – Apresentação do Programa, Ações e Reflexões sobre concepções de Alfabetização

Mediadoras: Profª Daniela Macambira, Profª Gilvanira Freitas e Profª Solange Almeida

 

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019

Data: 23 de janeiro a 8 de fevereiro

Locais: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME), Hotel Fazenda Mato Grosso, Auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), EMEB Madre Marta Cerutti

 

Solenidade de início do ano letivo 2019 – Aula Inaugural

Palestra: Pedagogia Afetiva na Escola

Data: 8 de fevereiro

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

 

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1100, bairro Coxipó

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.