Várzea Grande realiza programação especial para o ‘Novembro Azul’

Redação

‘Novembro Azul’ é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, conhecida como ‘Novembro Azul’, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-VG), começa no próximo dia 5 de novembro, a realizar de forma intensificada as ações da Campanha visto que o câncer de próstata, é causa da morte de muitos homens no País.

A abertura oficial das ações será realizada na Policlínica do Parque do Lago, a partir das 14h, com palestra sobre prevenção de câncer de próstata e a saúde do homem, pelo Drº Evaristo Metello (urologista). Também serão realizados agendamentos para exames de toque e de sangue. Segundo dados da Secretaria Municipal de saúde, de novembro de 2017 à setembro de 2018 foram realizados 3.850 exames de prevenção ao câncer de próstata. A meta deste ano é de dobrar esse número até o final do ano.

Confira a programação do ‘Novembro Azul’ em Várzea Grande, que tem como objetivo fortalecer as recomendações e a importância da campanha novembro azul. Onde cada unidade devera promover ações educativas sobre câncer de próstata (saúde do homem), alertando a população sobre os riscos, prevenção, tratamento e a necessidade do diagnóstico precoce.

PROGRAMAÇÃO ‘NOVEMBRO AZUL’:

Do dia 30 de Outubro à 30 de novembro – PSF Jardim União: Café da manhã; Palestra com ênfase na prevenção de câncer de próstata; Consulta médica; Palestra juntamente com alunos de nutrição e consultas médicas para o público masculino.
De 01 à 28 de novembro sempre às 08h – PSF São Mateus: Palestras educativas; Palestra sobre câncer de próstata; Palestra educativas na igreja católica do bairro Cidade de Deus; Café da manhã. 
 
Do dia 05 à 30 de Novembro – Policlínica do Cristo Rei: Sempre às 07h, Palestra sobre o câncer de próstata; Palestra saúde do homem – vacinas e exames rotina; Palestra ISTS e a importância do uso de preservativo.

Dias 07, 14, 21 e 28 de novembro às 08h – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei: Roda de conversa e palestra sobre a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. Consultas médicas; Solicitação de exames PSA; Café da manhã.

Dias 07, 08, 14, 22, 23, 26, 27, 28 e 29 de novembro – Centro de Saúde Ouro Verde: Palestra sobre auto-cuidado (saúde do homem). Realização Palestra sobre envelhecer com saúde com parceria do Centro de Referência de Assistência Social; Palestra sobre diabetes (o que é, sintomas, como prevenir, como tratar); Oferta teste rápido sífilis e teste de glicemia;

Dias 08 e 23 às 08h – PSF Maria Galdina da Silva (Vila Arthur): Agendamento de consultas; Palestra em sala de espera sobre câncer de próstata; Teste rápido; Consultas médicas; Café da manhã.

Dias 08, 14, 21 e 29 de novembro – PSF Unipark: Sempre às 7h30, com Café da Manhã, Palestras sobre Educação em saúde “Câncer de Próstata e a importância do diagnóstico precoce”; Dinâmica de interação, educação sobre saúde do homem CA próstata; Exames de sangue PSA; Educação em saúde “DANTS”; Educação em saúde “DST” que influenciam câncer de próstata.

Dias 19 e 30 de novembro, às 14h – PACS VII: Roda de conversa de como prevenir as ISTS esclarecendo também dúvidas sobre teste rápido (HIV, VDRL, Hepatites B e C).

Dia 30 de novembro às 14h – Auditório da Secretária de Promoção e Assistência Social: Evento em comemoração a abertura “Novembro Azul”; Público alvo servidores SUS (sexo masculino). Palestra sobre a importância da família; Dinâmica (psicólogo).

Dia 30 de novembro às 08h – PSF Água Vermelha: Palestras, Vídeos, alimentação; Palestra orientativa, público alvo – Moradores da região de abrangência; Material orientativo para panfletagem.

CAPS – AD: A Unidade ficará aberta de segunda à quinta das 19h às 21h para realização de exames e consultas médicas. No dia 28 de novembro às 08h, haverá palestra sobre educação em saúde com o tema câncer de próstata e saúde do homem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.