Profissionais de Saúde de Rosário Oeste realizaram Curso de Suporte Básico e Avançado de Vida

Redação

A Prefeitura Municipal de Rosário Oeste, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um Curso de Suporte Básico e Avançado de Vida para os profissionais de saúde do município (médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância). O curso foi ministrado pelo Centro de Estudos BR Vida durante os dias 03, 04,10 e 11 de novembro de 2018, totalizando 40 horas.

A qualificação dos profissionais de saúde em suporte básico e avançado de vida foi considerado de grande importância, devido a necessidade de atualização dos conhecimentos e suas habilidades.

A necessidade da capacitação surgiu após a Secretaria Municipal de Saúde adquirir vários equipamentos e materiais de atendimento às urgência/emergências, além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, equipada com respirador, cardio-versor, aspirador, ambu respirador de pressão positiva, acessórios para oxigenoterapia, desfibrilador externo automático, monitor multiparâmetros,  dentre outros equipamentos e materiais necessários para atendimento do paciente, que exigi conhecimento e treinamento dos profissionais para utilização dos equipamentos.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, todas as Unidades Básicas de Saúde de Rosário Oeste possuem equipamentos e materiais para atendimento às urgência/emergências, que dão condições para o profissional atender o paciente de forma correta, minimizando danos à saúde e salvando vidas.

Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde entregou para cada Unidade de Saúde um DEA – Desfibrilador Externo Automático, que é um dispositivo que verifica os batimentos cardíacos de uma pessoa e aplica um choque elétrico se ele parar de bater normalmente. Aumentando as chances de sobrevida da vítima. Uma importante aquisição para a saúde e para a população.

O objetivo do curso foi qualificar os profissionais de saúde para prestarem o primeiro atendimento às vítimas de agravos, no local do evento, com equipamentos e técnicas específicas, mantendo a vida e fazendo o transporte a uma rede hospitalar adequada.

Durante o curso, os profissionais tiveram aulas práticas e teóricas com os instrutores Ângela, Marcos e Yuri, altamente capacitados do Centro de Estudos BRvida. Os temas abordados foram: cinemática do trauma, avaliação primária, ressuscitação cardiopulmonar (domicílio e na ambulância), extricação com KED,  extricação rápida, imobilização em prancha, retirada de capacete/rolamento, situações especiais (recém nascidos, crianças, gestantes e idosos), OVACE – Obstrução das Vias Aéreas  por Corpo Estranho e Emergências Psiquiátricas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.